domingo, 31 de janeiro de 2016

Mundos Opostos


Livro: Mundos Opostos
Autora: Shirlei Ramos
Editora: Independente
Casal: Rafael (Rafa) e Melissa (Mel)
Onde comprar: Amazon
Palavras que resumem o livro: superação, autodescoberta, entrega, sintonia, destino, amadurecimento.
Sinopse: “Melissa é filha de um retirante nordestina.
Rafael é filho do dono da segunda maior rede de hotéis do Brasil.
Melissa suspendeu sua vida por dois anos para cuidar da mãe, que veio a falecer devido a um câncer.
Rafael abandonou a vida de luxos para correr atrás dos seus sonhos e abrir seu estúdio de tatuagem.
Melissa precisa lidar com os sintomas de depressão e redescobrir seu talento musical.
Rafael não está conseguindo lidar com o autoritarismo do pai que não aceita o caminho escolhido pelo filho.
Um encontro inesperado. O Choque entre dois mundos completamente opostos.

Impressão do Leitor
"As tulipas vermelhas simbolizam o amor verdadeiro e eterno.
Só uma flor tão linda poderia simbolizar algo tão raro
de se encontrar"
.
Confesso que ainda estou me recuperando da quantidade e intensidade de emoções que me arrebataram a ler este livro e seu Spin off (Segunda Chance). Perdoem-me este atordoamento que dificultam o raciocínio para começar a colocar as minhas impressões neste momento.
Que livro intenso! Deparei-me em diversos momentos com sintomas de ansiedade nessa narrativa: coração acelerado, rubor na face, suores nas extremidades...
Este livro traz uma história complexa, que envolve conflitos internos e externos, como os familiares, os preconceitos de classe, pessoas austeras e rígidas nos seus padrões. Em contraponto, traz uma história encantadora, de pessoas que querem buscar seus sonhos, mas encontram-se perdidas nos acontecimentos e experiências trágicas em suas vidas.
Temos Rafael, um homem intenso, explosivo, contrário a condução que sua família dá a suas vidas e tenta guia-lo da mesma maneira. É um homem com uma história de vida complexa, com conflitos internos que permeiam as suas escolhas. Posso dizer que é revoltado com o rumo que as coisas em sua vida ganharam, demonstrando em atitudes de rebeldia, com influência de decisões e atitudes de sua família. Contudo, tais atitudes sublimam uma fragilidade e vulnerabilidade, um desejo de que as coisas fossem e tivessem sido diferentes. É solitário e fechado para experiências amorosas, devido a uma construção histórica desde sua infância, que foi difícil, tendo um alto padrão de exigências de sua família, que impunham um modelo a ser seguido. É amante das artes, um excelente desenhista e tatuados, com uma grande preocupação social. Tal paixão é o motivo dos conflitos familiares, especialmente com seu pai.
Do outro lado, temos Melissa, uma mulher que experenciou o amor materno em toda sua intensidade, para quem se dedicou, abdicando de seus sonhos em prol do cuidado a sua mãe convalescente e terminal. A uma primeira análise, percebemos uma vulnerabilidade, uma fragilidade que mascaram uma força descomunal e sua enorme capacidade de superação. A fé que tem na vida, no amor, transpõe o medo do desconhecido e todas as experiências trágicas e de rejeição que sofreu e ainda a atormentam. Um talento nato para a música, pela qual expressa suas emoções e toda a sua sensibilidade. Talento este ameaçado pelas experiências vividas ao longo dos seus poucos anos de vida. Apesar de toda sua jovialidade, é dotada de uma grande sabedoria, que encanta Rafael e contribui para que a vida dele siga um novo rumo.
Os destinos dos dois se cruzam quando ela decide retomar sua vida e vai trabalhar para uma senhora como sua cuidadora/secretária, um anjo na vida de Melissa. Dona Maria, tia de Rafael (de quem herdou o amor pelas artes) é um capítulo à parte nesta história. Tal senhora mostra-se sábia, acolhedora e maternal, mesmo com toda a sua aparente excentricidade e irreverência. É lutadora, guerreira, altruísta, dona de uma bondade inata, mesmo com todo sofrimento pelo qual passou na vida. Nunca desistiu de seus sonhos. Ela contribui e ensina Melissa e Rafael a lutarem pelos seus sonhos e construírem uma nova história, sem, contudo, esquecer o passado, mas tirar dele um grande aprendizado, encarando a vida com serenidade.
Ao longo do livro, vemos o amadurecimento das personagens diante das agruras do passado e as descobertas do presente. A libertação de todos, não somente de Rafael e Melissa, mas as histórias cruzadas levam ao perdão e redenção das personagens, superando preconceitos e admitindo erros, com segundas chances a todos, de experimentar o amor inescrutável.

Este livro traz uma história de conflitos, sim, mas acima de tudo, uma história de perdão, de redenção, de descoberta, de uma cumplicidade e conexão arrebatadoras. Esse casal se completa em suas diferenças e nos ensina que é possível nos autodescobrirmos através do amor do outro e pelo outro. Contudo, a maior mensagem que tiro dessa leitura é a certeza de que não devemos julgar as pessoas, conhecendo-as ou não, especialmente fundamentando-se basicamente nas diferenças, seja de raça, gênero, classe ou qualquer outra. Este livro e este casal me conquistou, deixando uma lição de vida. Será que esses corações conseguiram se curar um ao outro? Vale a pena conferir.

4 comentários:

  1. Estou profundamente emocionada com essa resenha, Paula. Ela está tão perfeita! Obrigada demais por ter lido Mundos Opostos com tanto carinho e por ter feito uma das resenhas mais lindas e completas que já escreveram para um livro meu <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shirlei, quem agradece sou eu, amo seus livros, sempre tão intensos que fazem minhas emoções transbordarem em palavras. E o que foi aquele Spin Off?! Ainda vou escrever um pouco sobre ele!!

      Excluir
    2. Fiquei muito emocionada por suas palavras!!!

      Excluir
  2. Estou profundamente emocionada com essa resenha, Paula. Ela está tão perfeita! Obrigada demais por ter lido Mundos Opostos com tanto carinho e por ter feito uma das resenhas mais lindas e completas que já escreveram para um livro meu <3

    ResponderExcluir