quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Setembro Inevitável - Aline Sant'Ana

Livro: Setembro Inevitável
Autora: Aline Sant'Ana
Editora: Charme
Casal: Gabriel (Gabe) e Angela
Onde Comprar: Amazon e Saraiva online
Sinopse: “Gabriel Russell tem um amor platônico há anos. Ele é apaixonado por sua melhor amiga, Angela Martini, sua fiel companheira desde que eram crianças. 
Angela, no entanto, é incapaz de notar Gabriel. Ele é ​o ​seu melhor amigo e ela jamais sonharia em estragar essa amizade. Portanto, curte a vida com outros caras até encontrar o verdadeiro amor. 
Em uma madrugada aparentemente comum, Gabriel abre sua porta e se depara com uma Angela bêbada e cheia de problemas. Sua melhor amiga​,​ em meio ao desespero, solta uma surpresa inesperada. 
Setembro Inevitável prova que é nas horas mais difíceis que surgem os sentimentos mais sinceros e que, às vezes, o amor está tão perto que tudo o que temos que fazer é olhar para quem está ao nosso lado. ”

Impressão do leitor
Aline Sant’Ana, a mágica das palavras, por encantamento nos seduz com sua narrativa em toda a Série de Janeiro a Janeiro. Cada casal me conquistou de uma maneira ímpar.  Claro que tenho meus favoritos, meus xodós, mas cada conto me marca de um modo espetacular. Mas este conto, me levou às lágrimas. Como cada texto que ela escreve, atinge um ponto em mim que faz eu transcender a minha existência egoísta, em muitos momentos, para um processo de reflexão (sem exageros). Desde a história mais suave até aquela mais dramática ela põe uma marca registrada que lhe é peculiar, que nos leva a questionar muitas das nossas atitudes e decisões na vida.
Neste conto, que ela soube escolher muito bem o nome, a palavra inevitável caiu como uma luva. É inevitável não pensar no poder da amizade, no poder do amor, no poder da renúncia. Isso mesmo, três palavras me vieram a cabeça ao longo da leitura, RENÚNCIA, ABNEGAÇÃO E ENTREGA. Quando lerem irão entender. É uma narrativa que faz você pensar em quão egoísta podemos ser pensando somente na nossa felicidade. Ao conhecer Gabe, vemos como o ser humano pode ser capaz de abdicar de muitas coisas, em especial de sua felicidade, por assim dizer, em prol da felicidade da pessoa amada.
Uma coisa que chamou minha atenção é que o conto foi dividido em 3 partes e sempre se inicia com uma frase muito pertinente ao enredo. Destaco uma frase que amo e que tem tudo a ver com a narrativa:
“Amizade é um amor que nunca morre”. – Mario Quintana
E é bem isso, a amizade nunca morre, mesmo quando finalmente nos entregamos a um sentimento avassalador que acomete este casal, porém tal sentimento foi construído frente a um momento de crise, de tomada de decisões que mudam a vida de um indivíduo e o força a um amadurecimento instantâneo.
O Gabe é sensacional, tornou-se uma das minhas personagens preferidas em todas as leituras que fiz. É um homem jovem, responsável e entregue ao trabalho, mas entregue à uma amizade longínqua e duradoura, abdicando de sentimentos e emoções que lhes são caros, e extremamente protetor da pessoa amada. É um homem que se entrega a uma pessoa pura e simplesmente para vê-la feliz.
“Eu era aquele que nunca seria capaz de te-la” – Gabe – Setembro Inevitável
A Angela, no começo, confesso que senti um pouco de raiva dela. Mas me entendam, já era uma pessoa totalmente defensora do Gabe desde o início do conto e por isso, não aceitei muito bem o comportamento dela com ele, no início. Mas como sempre, a Aline sabe bem o que faz, tinha tudo bem planejado para esta personagem conquistar nosso coração também. A insegurança e o medo de perder, na minha opinião, foram as palavras que regeram os comportamentos desta personagem até o marco zero de seu recomeço. Neste momento, ela demonstrou uma força e uma entrega tão grande que conquistou de vez meu coração e minha torcida por sua felicidade.
“Fui estúpida por ter me ludibriado, mas agora tenho a prova de que um erro pode fazer um acerto” – Angela – Setembro Inevitável
Enfim, esse conto trata de amizade em todas as suas vertentes, amizade entre pai e filho, amizade entre homem e mulher, amizade entre famílias. Traz o amor abnegado, o amor renunciado, o amor de entrega, o amor incondicional. Mais uma vez a Aline Sant’Ana teve essa capacidade de me emocionar, de me fazer chorar, de despertar sentimentos únicos, despertar uma vontade de ser melhor, de rever meus conceitos e preconceitos!
Super recomendo este incrível conto! Inevitável o amor que sentimos dominar nosso coração com emoções que nos acomete!

“Se eu pudesse perpetuar um momento, sem dúvida, esse aqui seria minha eternidade” – Gabe – Setembro Inevitável

Nenhum comentário:

Postar um comentário