quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Lembranças de um Amor - Shirlei Ramos

Livro: Lembranças de um Amor
Autora: Shirlei Ramos
Editora: Independente
Casal: Gabriel (Gabe) e Patricia (Paty)

Sinopse: “Patrícia era o grande amor de Gabriel. E, aos 17 anos, ela não imaginava um futuro no qual o moreno alto, de intensos olhos escuros e sorriso fácil, não estivesse. Porém, um acontecimento inesperado mudou o rumo de suas vidas e os separou.

Quinze anos se passaram. Foi o tempo que levou para Gabriel se tornar um biólogo e passar a administrar uma pousada em Santa Catarina. Para Patrícia, o tempo também trouxe transformações. Ela se tornou uma habilidosa artesã e trabalhava incansavelmente para manter a casa.

As únicas coisas que o tempo não conseguiu modificar, contudo, foram as lembranças do amor que tanto Patrícia quanto Gabriel guardavam intactas dentro de si.

No entanto, um evento promete alterar novamente seus destinos e os colocar frente a frente, mostrando que uma história de amor verdadeira é capaz de superar todos os percalços impostos pelo tempo”.
.

Impressão do Leitor
Gente, qual é o poder que a Shirlei tem de me fazer derramar tantas lágrimas em um só livro? Seus livros são tão emocionais e intensos, que nunca consigo escrever sobre eles no mesmo dia... Preciso ficar com esse sentimento preso a mim, e como a resenha marca o fechamento do ciclo (meu ciclo de leitura), prefiro retardar a presença marcante desses personagens em meus pensamentos. Isso acontece por ela ter o poder de descrever as cenas e as emoções das personagens de forma tão limpa, sensível e rica em detalhes, que nos percebemos extravasando essa emoção de forma tão intensa e inebriante.
Lembranças de um amor traz em seu escopo uma série de sentimentos de forma tão poderosa que me deixaram sem ar... Primordialmente, claro, o amor, mas temos o perdão, a gratidão, o reconhecimento... A relação familiar também é muito marcante, a entrega das personagens é incrível.
A história é narrada em terceira pessoa, extremamente bem escrita, com riqueza de detalhes que nos transportam para o enredo. Retrata um amor que começa ainda na adolescência, mas que precisa enfrentar inúmeros obstáculos, principalmente a sua imaturidade... Amor que passa por inúmeras provações, que é envenenado por outras pessoas, é marcado por inveja de outros. Mas é um amor que, embora tantas provações, tantos desencontros e mal-entendidos, persiste nos corações de ambos, mesmo que seja contra a vontade dos dois.
            A Patrícia é uma mulher que tem uma história de vida bem sofrida. Não tem uma boa relação com os pais, e seu amor por Michelle e Gabriel, é o que a sustenta, mesmo com a separação que lhes foi imposta. Com tudo que viveu, tornou-se uma lutadora, mas com um grande problema em sua autoestima e autoconfiança. Precisou abdicar de sonhos profissionais para assumir grandes responsabilidades muito precocemente. Depois de ter Gabriel em sua vida e tê-lo perdido, fechou-se para o romance, não conseguindo ter nenhuma experiência satisfatória. Mas tudo que viveu, não abalou sua generosidade e coração puro.
            Gabriel é um homem lindo, com um espírito lutador, seguro dos seus sonhos profissionais, mas fechado para o amor, diante de uma certa mágoa que guarda de seu passado. Na verdade, seu coração, mesmo que lute contra, pertence a Patrícia, embora com tanto tempo separados, a distância não foi suficiente para apagar esse grande sentimento. Usa seu passado para esquivar-se e fugir de situações aversivas que foram seus algozes. Em seu mundo privado, travava uma guerra entre o amor e o rancor.
            Esse encontro gerou um lindo fruto, que na minha opinião, foi o elo que ajudou a manter vivo esse amor entre o casal. A Michelle, fruto de um amor de adolescência, é um capítulo a parte. Uma adolescente extremamente confiante, alto astral, cheia de vida, de sabedoria e sensibilidade, com um grande objetivo: unir seus pais novamente e formarem, finalmente, uma linda família. E claro, age para garantir que isso aconteça.

“Ai, já fico imaginando vocês dois juntos, a gente morando em Santa Catarina, vocês me dando um irmãozinho...” (Michelle).

“...Sei que você sofreu muito enquanto eu crescia... você também, pai. Mas vocês não permitiram que nenhum sentimento ruim destruísse o amor que sentiam um pelo outro. Sempre existiu algo raro entre vocês... mesmo quando estiveram distantes... Não encontro isso mais em lugar nenhum... nem nas pessoas que eu achava que eram minhas amigas... Todo mundo está tão... frio, sem esperança... cada dia mais cheio de ódio. Então... eu... bem, eu queria que vocês esquecessem as coisas ruins que vivemos e pensassem que sempre fomos pessoas privilegiadas, porque nós... nos amamos” (Michelle).

            Gente, e o que foi o reencontro desse casal?! Muitas borboletas em meu estômago. Claro que esse momento trouxe à tona os fantasmas e mágoas do passado, mas quando se permitiram ouvir seus corações, o chamado de suas almas, foi superior a qualquer rancor que pudesse existir.

“Mesmo depois de todos esses anos sem te beijar, eu ainda me lembro do gosto de sua boca, minha princesa”. (Gabriel)

“Sou a mulher mais sortuda do mundo por ter você há dezoito anos, meu Gabe, mesmo quando você não estava ao meu lado, estava no meu coração. Agora eu sei que você continuava em minha vida e foi meu amor por você que me fez suportas todos os percalços e os anos de solidão. E é também ele que está resgatando o meu amor-próprio. Muito obrigada”. (Patricia)

            O amor desse casal passou por várias fases: o amor adolescente, imaturo, de descobertas, inocente, sensível, romântico; o amor maduro, protetor, seguro, romântico, carnal. Enfim, amor em várias nuances, respeitando os momentos distintos, mas cercado de romance e sensibilidade que a Shirlei impõe em sua escrita, como poucos autores o fazem.
            Várias foram as lições que esse livro me ensinou, mas a principal delas foi sobre a força e o poder do verdadeiro amor. Aquele amor que é além da carne, é um encontro além de dois corações, é a conjunção de duas almas que se fundem em uma só. Mesmo que os obstáculos se interponham entre eles, a união das almas é tão forte e sublime, que nem a distância física, nem a negatividade e maldade humana, são capazes de promover a cisão dessas almas. Esse livro me marcou, pois me mostrou que o amor transforma, o amor protege, o amor nos blinda de tanta negatividade. O amor é o nosso reforço de grande magnitude, é aquilo que nos fortalece, que nos permite nos autoconhecermos, nos favorece a autoconfiança. Foi isso que vi em Gabriel e Patrícia, um amor tão forte e intenso, que transformou suas vidas, e transcendeu às páginas do livro e mudou a minha forma de enxergar o poder do amor, da união, da família!!
           

P.S: Bem que podia ter um romance sobre a Michelle estudando Moda em Florianópolis, hein, Shirlei?! Com direito a um grande amor, para seguir os passos de seus pais e superar a sua primeira decepção amorosa. Com certeza eu ia adorar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário