domingo, 27 de março de 2016

Novembro Online - Aline Sant'Ana - Editora Charme

Livro: Novembro Online
Autora: Aline Sant’Ana
Editora: Charme
Casal: Blair e Chase

Sinopse: Chase Wilmington é um escritor famoso, reconhecido mundialmente por seus livros de literatura fantástica. Entretanto, seus melhores amigos, também escritores, bolam um desafio no qual eles devem sair de suas zonas de conforto e escreverem algo que não estão acostumados. 
Por sorte ou azar, Chase é jogado em um universo totalmente desconhecido, o do romance erótico. 
Tentado a vencer o desafio, Chase cria um perfil fake no Facebook para entrar em grupos de romance e sondar o que as leitoras gostam e também buscar dicas de livros como fonte de pesquisa. 
E é nesse momento que ele conhece a escritora independente Blair Howard. 
Chase e Blair mostrarão que o amor pode acontecer independente da presença física e, por mais que existam dúvidas sobre a existência desse sentimento, fica a prova de que ele é capaz de vencer barreiras, principalmente aquelas impostas por nós mesmos.

Impressão do Leitor

Gente, nem sei mais o que dizer sobre essa série da Aline Sant’Ana, cada conto só corrobora o que eu já havia constatado desde o primeiro livro, como ela é uma autora talentosa, criativa e versátil. Só o fato de encarar esse desafio de escrever um conto para ser lançado a cada mês, com personagens tão distintos, histórias tão diversas, já confirma este meu ponto de vista. Ao longo da série, que está no penúltimo título, fui sedimentando a minha admiração por essa autora.
Novembro Online, é um conto completamente diferente de tudo que eu já li. A história já começa de uma maneira muito interessante, com autores bem reconhecidos pelos seus trabalhos e gêneros literários, submetendo-se a desafios anuais para saírem de suas zonas de conforto, e, invariavelmente, esses desafios transformam-se em best-sellers. Contudo, esse desafio em particular, é uma promessa de uma imensa aventura, tão imensa que Chase não podia sequer imaginar.
O impacto pelo gênero sorteado foi tão grande, que ele pensou em desistir, mas no fim, aceitou esse desafio, mesmo sendo algo tão distinto daquilo que estava acostumado a escrever... É a partir dessa resposta positiva, que sua vida começa a mudar...
Chase, um escritor muito bem sucedido de literatura fantástica, que, aos 30 anos já consegue viver da sua paixão, sendo reconhecido mundialmente. Se na esfera profissional ele é um sucesso, em contrapartida, na esfera pessoal... Nunca envolveu-se em nenhum relacionamento sério, um pegador nato e o sucesso favoreceu ainda mais essa sua fama. Não que precisasse disso, já que é dotado de incrível beleza.

“Com trinta anos de idade, uma casa relativamente grande e, Mal, meu cachorro, posso dizer que sou feliz. Vivo do que amo, faço o que gosto e me sustento com meu hobby. Tenho as mulheres que quero e noites de prazer infinitas...” (Chase)
“Eu não gostava de romance, eu não gostava de amor, a única coisa que curtia era ficar recluso no meu escritório...” (Chase).

Resolve levar a sério sua pesquisa acerca do gênero que deverá escrever e envolve-se em grupos de leituras no mundo virtual, onde conhece Blair, uma escritora independente, que, ama o que faz, mas ainda não teve a chance de ter seus títulos publicados por uma grande editora. Ao longo de seus 29 anos, é uma mulher muito romântica, cheia de amor para oferecer, mas sem muita sorte nessa área. Dedica-se a escrever romance e a realizar sonhos. E é em função disso que os caminhos de Blair e Chase se cruzam...
Protegidos pela virtualidade, começam a discutir sobre a escrita de um gênero tão difundido mundialmente, mas que, para Chase, é tão cheio de bloqueios. Blair ensina Chase muito mais que escrever um romance; ensina o significado do amor, o ensina a amar na sua forma mais pura, sem prender-se a estereótipos, a amar o que cada um é e representa ao outro.

“Vou te ajudar a enxergar o amor, Sr. Malvado Favorito: imagine um sentimento forte que transpassa a razão. Algo que não te permita pensar com coerência e muito menos agir com coesão. Você perde o chão, a respiração e, se bobear, o coração. É um sentimento que te puxa até a outra pessoa, uma atração magnética”. (Blair)
“Para mim você é linda, independente de como se pareça” (Chase)

Essa relação é construída de uma forma tão improvável, que nos causa um fascínio tão grande, que me peguei torcendo, vibrando, e quase gritando aos personagens que aquilo tinha que extrapolar as barreiras do virtual. Foram descobrindo que, apesar das diferenças nas construções literárias, haviam muitas semelhanças pessoais, o que os aproximou ainda mais.
Foi tão lindo de ver Chase rompendo suas barreiras e derrubando suas máscaras de maneira tão gradativa, que, quando se deu conta, já havia sido arrebatado por um sentimento tão puro e verdadeiro, que nunca havia se permitido sentir. A barreira virtual permitiu que ambos expusessem seus corações sem amarras, que se concretizou no primeiro contato do casal, e que contato!! Cada detalhe desse livro me cativou e me trouxe lindas lições (um superpoder da Aline, a maga das palavras).

“Continuei a ler, sentindo algo no meu coração, a alma de escritor amolecendo a cada linha. Passei um tempo com Greg e Olívia, eles eram obra da imaginação de Blair e, instintivamente, se tornaram especiais para mim...” (Chase).

Aline discute tão sabiamente sobre o amor, sobre o romance, sobre o preconceito, sobre a imprevisibilidade; quando nos mostra que podemos encontrar o amor quando menos esperamos, onde menos esperamos. E aquele epílogo?! Não vou comentar muito para não soltar nenhum spoiler, mas com certeza está na minha toplist!!!

“Aprendi a amar escrevendo sobre o amor. Mas o mais importante: aprendi a amar a mulher que me ensinou a respeito desse sentimento”. (Chase).

Por se tratar de um romance entre dois escritores, podemos ver um pouco do processe criativo de cada um, o que é caro para cada um quando iniciam a construção de um livro, o processo de pesquisa... Mas vou mais além, senti embutido nos personagens, um pouco do processo criativo da Aline, e mesmo que seja uma falsa impressão, isso me encantou de tal maneira, que me fez viajar e lembrar de todos os livros que já li dessa incrível autora e me emocionou intensamente, revivi cada personagem dela, imaginando como tudo foi se construindo, em especial, essa série que amo muito e que para mim, foi um divisor de águas, já que foi a partir de Março de Promessas que senti vontade de expressar minhas impressões e sentimentos acerca de cada livro que me marca. Já sinto um vazio no coração, pois sei que essa série está chegando ao fim.


“Palavras não seriam suficientes, afinal, a melhor maneira de amar está em poder demonstrar em gestos aquilo que diz o coração” (Chase).

Nenhum comentário:

Postar um comentário