quarta-feira, 4 de maio de 2016

Num Piscar de Olhos - Teodorova Kostova - Editora Charme

Livro: Num Piscar de Olhos
Autora: Teodorova Kostova
Editora: Charme
Casal: Stella e Max
Sinopse: “Stella passou por grandes perdas em sua vida. Lidou com a morte muito jovem e com a saudade da sua melhor amiga, que foi morar na Itália com a mãe. Quando a vida está começando a entrar nos eixos, a notícia de que ela está com câncer a deixa novamente sem chão. Após o doloroso tratamento, os médicos acreditam que Stella está finalmente recuperada e ela decide passar um tempo em Gênova, na Itália, para reencontrar sua prima e melhor amiga, antes de retornar ao médico para fazer o exame que determinará se ela está realmente curada. O que ela não imaginava é que a Itália vai lhe dar uma nova razão para viver.
Max se apaixona por Stella à primeira vista, mas conquistá-la não será fácil, já que há muita coisa que pode mantê-los separados para sempre. Após muita luta, Max finalmente vence sua resistência e conquista seu lugar ao lado da mulher que ama. 
Mas será que Max e Stella serão fortes o suficiente para lutar não só por seu amor, mas também por suas vidas?”

Impressão do leitor

“Viver é a coisa mais rara do mundo, a maioria das pessoas apenas existe, isso é tudo” (Oscar Wilde).
Com essa frase, na dedicatória do livro eu já previa que iria refletir muito com essa história. Essa mensagem já me impactou de tal maneira, que já me fez refletir, quase filosofar sobre minha vida: Será que somente existo? Ou opero sobre o ambiente para que obtenha reforços positivos? Mas ainda assim, nesse momento inicial de reflexão, não pude ter a dimensão do quanto esse livro me faria pensar e repensar sobre as minhas ações, as minhas escolhas, a minha vida. Mas posso afirmar que conhecer a história desse casal foi um privilégio para mim.
Fica evidenciado que a juventude não é sinônimo de imaturidade. A história de vida desses personagens demonstrou o quanto podemos amadurecer nas adversidades e perdas, como podemos viver apesar delas. Mesmo que ao longo do caminho precisemos realizar escolhas inadequadas, acreditando ser o mais correto para nós e para aqueles com quem convivemos e a quem amamos.
Podia continuar falando de quão impactante esse livro foi para mim, por abordar temáticas que me fazem pensar e me emocionar, sempre permeado de muito amor... Mas preciso começar a descrever melhor esse casal e essa história, sem tanta subjetividade, para esperar que vocês me contem depois o que e como se sentiram absorvendo essa leitura tão rica e emocionante.
Stella é uma garota londrina, de 19 anos, com poucos amigos e muito ligada à sua família, o que inclui sua prima e grande amiga Lisa. Mas logo muito jovem, precisou lidar com uma grande tragédia, vivenciando muitas perdas e grandes provações, em diferentes níveis, que ajudaram a moldar a sua personalidade. Assim, Stella precisa, forçadamente, amadurecer e se fortalecer ao longo dos anos, tornando-se inclusive, muito sábia perante toda sua juventude. Conseguia, apesar de todas as suas provações, perdas, e por último sua doença, sempre ver o lado positivo das coisas e das pessoas. Apesar de todo o sofrimento que se confrontou (e mais ainda estava por vir) Stella foi capaz de manter-se, mesmo que alguns comportamentos sinalizassem que ainda tinha cicatrizes e feridas ainda abertas diante de tanto sofrimento. Quando resolve dar um tempo de sua rotina e esquecer um pouco sua realidade, ela viaja para encontrar sua prima na Itália e essa viagem muda sua vida num piscar de olhos.
Nessa nova etapa, ela conhece Max, um homem de 22 anos, extremamente sexy e sedutor, que, com um tempo, descobrimos o quão intenso, sofrido, protetor, persistente, decidido, apaixonado e apaixonante ele pode ser. A intensidade e a paixão de Max, me envolveu intensamente nessa trama, me fez imaginar cada aspecto da história. Como já coloquei em outras impressões que escrevi, adoro histórias que me absorvem de tal maneira que pareço um personagem no enredo. E isso me faz compreender os sentimentos dos personagens, suas escolhas, seus dramas...
O encontro desse casal provocou em ambos uma imediata conexão pelo intenso desejo que foi despertado. Ambos tiveram seus pensamentos absorvidos pelo outro, com uma necessidade carnal, mas com muita coisa por traz, que ao longo da história vamos compreendendo e percebendo a dimensão desse sentimento construído em tão pouco tempo.

“Max passou apenas algumas horas com ela, mas foi o suficiente para tirar algumas conclusões a seu respeito: ela era inteligente, divertida, com um grande senso de humo; ela sabia quem era e se aceitava como era; ela respeitava as outras pessoas, mas não se intimidava quando se tratava de expressar sua opinião”.

Precisaram aprender lidar com sentimentos que não conheciam e que se apresentaram de forma avassaladora, e que iam além do desejo. Mas cada momento que passavam juntos era suficiente para ampliar o desejo de que pudessem conhecer cada detalhe até o mais profundo sentimento de cada um.

“Isso tudo é novo para mim. Eu nunca me senti assim em relação a uma garota; jamais. Especialmente uma que acabei de conhecer...” (Max)

O comportamento altruísta, que por pouco não prejudica essa linda e arrebatadora história de amor, é um dos pontos altos dessa história. Isso me fez pensar até que ponto sermos altruístas sem considerar e permitir que o outro escolha, é válido? Mas na minha opinião acaba sendo recompensado. O final desse livro é lindo, a entrega, o desprendimento de algumas convicções em prol do outro, a necessidade de lutar por causa de um sentimento tão nobre e forte como o amor me emocionou de forma tão intensa que extravasou através de lágrimas. Esse livro e esse casal me conquistou e, definitivamente entrou na lista do meu top 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário