segunda-feira, 25 de abril de 2016

Livro Uma Proposta Sedutora - Jennifer Lyon - Editora Charme

Livro: Um Proposta Sedutora
Autora: Jennifer Lyon
Editora: Charme
Casal: Kat e Sloane
Palavras que resumem: Medo, sofrimento, entrega, confiança, superação, mistério
Há seis anos Kat Thayne vive em modo de sobrevivência, escondendo-se atrás das doces criações de sua confeitaria. Entretanto, quando o roubo de um carro ao acaso a coloca frente a frente com seus medos mais obscuros e suas fantasias mais ardentes, Kat é forçada a deixar o esconderijo ao receber uma proposta perigosamente sedutora. Uma que ela sabe não ser forte o bastante para recusar. ”

Sinopse: “Rico, sexy e volátil, Sloane Michaels tem um plano sombrio que mantém seu coração no gelo. A riqueza extrema lhe dá o controle que ele anseia ter, e suas habilidades como ex-lutador de UFC, as ferramentas de que vai precisar para conseguir a vingança definitiva. Porém, quando a mulher que imaginou nunca mais rever cruza seu caminho, Sloane se vê preso entre a vingança que precisa e a conquista sexual que deseja.

Impressão do leitor
Preciso dizer que é um livro muito intenso, tanto pelo desejo que envolve as personagens, mas especialmente pelas histórias de vida do casal. O passado de cada um é permeado por sofrimento, por perdas das mais diversas formas, o que moldou o repertório comportamental de cada um. Construíram grandes e, aparentemente, instransponíveis barreiras protetivas.
Além de tudo isso, há um tom de mistério que tentamos desvendar ao longo do livro, e já posso adiantar que não conseguimos logo...
A narrativa nos permite desenvolver uma conexão empática com os personagens, nos fazendo parte da história. Fico muito feliz quando encontro uma história que me envolve dessa maneira, que me faz parte integrante do roteiro, mas que, ao mesmo tempo, estou vivendo às cegas, sofrendo com a ansiedade gerada pelo desconhecido, pelo sentimento de impotência, pela necessidade de ajudar e não poder, de acalmar e acalentar, visando diminuir a dor carregada na alma do casal.
Ao ler esse pequeno trecho aqui, vocês podem imaginar que é uma história dramática, com personagens frágeis... Mas longe disso. A Kat, por exemplo, uma confeiteira, que abriu mão de seu trabalho na empresa da família, para realizar o sonho de ter sua confeitaria, é uma mulher muito sofrida, que tem uma sensação de rejeição muito forte, que não gosta muito de atrair a atenção, devido a sua história de vida. Por conta da tragédia a qual foi exposta, tem problemas com sua autoestima, precisando reaprender a lidar com ela mesma, com seu corpo. Isso mexeu com sua capacidade de confiar nas pessoas. Ao contrário do que muitos acreditavam e a tentavam fazer acreditar, ela não era frágil. Sua tragédia vivida, fez com que ela buscasse estratégias para lidar com suas “limitações”. Isso se fortaleceu quando ela conheceu Sloane.

“Você tão corajosa, gatinha. Você nasceu uma lutadora, uma mulher desejável, e passou a vida tentando se forçar a ser passiva. Mas agora você está deixando essa mulher sair” (Sloane).

Sloane é um homem cheio de sofrimento, movido por um sentimento complicado, a vingança. Com o seu passado teve que aprender a ser imponente, um homem muito determinado, que calcula cada passo, planeja. Ele irradia uma aura de poder. Parece um pouco frio, mas isso é resultado das contingências as quais foi exposto ao longo de sua vida. Tem uma relação muito difícil com a mãe, uma perda muito significativa, um sentimento de culpa seguido por sentimento de vingança que controlam toda sua vida.

“Sou ocupado. Não tenho tempo para relacionamentos complicados, nem expectativas...” (Sloane)

O encontro desse casal é arrebatador, muito por causa de Sloane. Ele, no alto de sua determinação, não teme muitas coisas e é acostumado a conseguir o que quer. Tudo isso sem envolvimento emocional. Até conhecer Kat. Ao longo de sua carreira de lutador de MMA e atual empresário bem-sucedido, encontra pessoas que são interesseiras, o que acaba sendo conveniente aos acordos que estabelece em todas as áreas de sua vida. Mas com Kat, tudo é diferente. Ela não se encaixa em nada do que ele está acostumado a lidar.

“Você parece ter o hábito de conseguir tudo do seu jeito” (Kat).

A aproximação desse casal é envolta em uma atmosfera de determinação e desconfiança com a necessidade de aprender a confiar. Esse encontro arrebatador veio para testar os limites e o autocontrole de ambos.

“Você precisa disso, não é? Precisa que te assustem, que te pressionem, que te desafiem. Você precisa ser capaz de se defender e revidar.” (Sloane)

A história que vão construindo como casal, me encheu os olhos, pois o comportamento de Sloane me surpreendeu muito. Por trás daquela couraça construída historicamente com muito sofrimento, existe um homem protetor e respeitador, compreensivo com as dificuldades de Kat e isso o assusta. Isso faz com que Kat vá derrubando seus medos, aprendendo a lidar com situações aversivas que anteriormente eram estímulos discriminativos para desencadear comportamento de pânico.

Embora ainda latente e incipiente toda essa atmosfera de confiança e quebra de barreiras, fica claro que esse envolvimento culminará em amor, um amor fortalecido. Mesmo que eles neguem, para os outros e para si próprios, para nós, leitores, fica claro que eles foram destinados um ao outro. Mas fica claro também, que muita coisa ainda vai acontecer, muito tem que ser esclarecido, enfrentado, escolhas difíceis devem ser feitas... Mas desde já preciso dizer que Sloane e Kat são quentes, conflituosos, fortes, determinados e com isso, com toda certeza, tornaram-se um dos meus casais literários favoritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário